No sábado dia 27 de Junho de 2015, aconteceu um ato contra a redução da idade penal na Estrutural em que as crianças e adolescentes do projeto OCA com toda certeza compareceram, e que comparecimento!
Com cataventos coloridos, um grafite enorme que dizia “O coletivo da cidade diz não a redução” e muita alegria e empolgação, fomos à Santa Luzia, um dos bairros mais vulneráveis da cidade Estrutural em que não tem saneamento básico e estrutura, para lutarmos pelos direitos de nossas crianças e adolescentes.
O evento contou com a participação de várias organizações que levaram alegria e cores, teve oficina de desenho, de pintura, perna de pau, lanche, pintura de rosto… O coletivo ainda fez um festival de esquetes sobre o tema, e um lindo flash mob com a música “Criança não trabalha” do grupo Palavra cantada.
Apesar de toda a diversão e alegria, o dia foi de luta, pois o evento foi construído a partir de discussões e rodas de conversas sobre as consequências que redução traria a nossa população, pois essa pauta é nossa! Povo da periferia, que vê suas crianças, adolescentes e jovens serem vítimas do estado, que se faz ausente em nossas vidas desde o nascimento.
O coletivo da Cidade aproveitou a oportunidade para dar seu grito contra a redução, pois reduzir a idade penal viola todos os direitos estabelecidos no Estatuto da criança e do adolescente, essa pauta que atinge diretamente a população negra e periférica, tem mesmo que ser discutida nesses espaços, pois são nossas crianças e adolescentes que mais vão sofrer, mas já entendemos o plano , primeiro escravizaram e agora querem encarcerar, por isso o Coletivo da Cidade, e a população da Estrutural grita não a redução!
E que nosso grito ecoe pelos quatro cantos do Brasil:
Nós somos contra a redução!!!!!