No ano que finda, no âmbito nacional, estivemos mais próximos da Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis. Sediamos o Encontro Nacional de Comunicação, em Brasília, no mês de abril, e estivemos também apoiando a organização do Encontro Nacional, em São Luís, em outubro. Fechamos dezembro com a assinatura do Programa Cidades Sustentáveis pelo Governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

Em contexto local fizemos um trabalho em estreita parceria com o Coletivo da Cidade, na Estrutural, DF, que envolveu a comunidade local, pais e mães das crianças atendidas pela ONG. As atividades do Projeto OCA (Observatório da Criança e do Adolescente), iniciativa financiada pelo Instituto C&A e União Européia em 2015, foram realizadas em parceria pelo Nossa Brasília, Inesc e Coletivo da Cidade. Das oficinas do OCA resultaram três boletins informativos “Voz da Quebrada”, escritos pelos jovens e crianças, com o apoio dos educadores, um vídeo institucional e um videoclipe, materiais que contam como os comunicadores mirins enxergam a realidade em que vivem. Nas proximidade do Coletivo aconteceram também mutirões de agricultura urbana, “vagas vivas” e atividades educativas. Um momento muito marcante, que reuniu diversas atrações, foi o Voo Coletivo, em setembro, durante a Virada do Cerrado.

Os Grupos de Trabalho do Nossa Brasília seguiram bem ativos durante o ano. Voluntários participaram do Dia Mundial Sem Carros e da Virada do Cerrado, em parceria com o ONG Rodas da Paz e os diversos Coletivos e hortas comunitárias do DF. Também fizemos encontros para falar do Orçamento Temático da Mobilidade e estivemos presentes na Conferência Internacional de Cidades Sustentáveis, que aconteceu em abril, em Brasília.

O Grupo de Trabalho pela Agricultura Urbana realizou cursos, eventos e mutirões, ao longo do ano, e diálogos com foco em planejamento, em maio e outubro. Integrantes do grupo foram ao Encontro Nacional de Agricultura Urbana (ENAU), no Rio de Janeiro. E fechamos o ano com um Mutirão de Festejo na Horta Girassol, São Sebastião. Seguem em curso três subgrupos de trabalho: um de mapeamento das hortas, um de debates sobre a regulamentação da Agricultura Urbana, e outro sobre gestão participativa.



O Fórum Lixo e Cidadania também se reuniu algumas vezes no Inesc, articulou ativistas na questão dos resíduos e ajudou a pensar intervenções urbanas na Cidade Estrutural, como a revitalização do Beco da Esperança, área de entulho transformada em ponto de convivência comunitária. Além disso, acompanhou o desenvolvimento do Diagnóstico da Coleta Seletiva no DF.

Ao lembrar de todos os feitos deste ano, um evento que marcou 2015, certamente, foi o “Diálogos Inspiradores por Nossa Brasília”, realizado em maio, na UnB. Neste dia intenso de atividades, muitas pessoas se conectaram ao Nossa Brasília e ofereceram suas ideias, que fomentaram iniciativas pelo restante do ano.

Em 2016 queremos fomentar mais conversas que inspirem e recriem a cidade. Queremos agradecer pelo apoio até aqui e também contar com você para partilhar novos sonhos e conquistas. Seja nosso voluntário, torne-se um ativista por uma Brasília mais justa e sustentável. Seguimos juntos rumo a sonhos possíveis e a uma cidade cada vez mais NOSSA. Cadaste-se e repasse o convite para os amigos: http://bit.ly/1Oix4ct

Share This