O Projeto Equinócios surgiu em 2014 pela vontade de alguns amigos em trabalhar junto a moradores de rua buscando fortalecer a dignidade dessas pessoas a partir de atividades lúdicas e educativas. Primeiro, o projeto foi financiado pelo FAC (Fundo de Apoio a Cultura – DF) e focou sua ação no Centro POP, um centro de referência em atendimento a moradores de rua, desenvolvendo oficinas de fotografia, arte urbana, malabarismo, música, culinária e produção orgânica de alimentos. Passados dois anos o apoio da Secretaria de Cultura acabou, mas a horta tem que continuar!
Juntos, moradores de rua, ativistas e simpatizantes da causa acabam de lançar um financiamento coletivo (crowdfunding) para dar continuidade às ações de agroecologia e produção orgânica de alimentos e consolidar ainda mais o movimento de agricultura urbana em Brasília, buscando incentivar o direito à cidade, proporcionar segurança alimentar e envolver as pessoas em processos transformadores.
Trata-se de um projeto de longa duração que integra oficinas de agroecologia, mutirões na horta, cursos técnicos de produção orgânica de alimentos e atividades lúdicas direcionadas às pessoas em situação de rua. O objetivo é resgatar a potencialidade de cada cidadão, muitas vezes invisível aos olhos da sociedade, oferecendo oportunidades a quem precisa e fortalecendo a luta por uma sociedade mais justa. O GT de Agricultura Urbana do Movimento Nossa Brasília apoia essa causa!
Acompanhe a campanha de financiamento coletivo e apoie este projeto pelo site: www.catarse.me/projeto_equinocios e visite a página no facebook para participar: www.facebook.com/equinociosatividadesemcomunidade
Fotos: Diego Mendonça – Comunicação do Movimento Nossa Brasília