PARTICIPE!
Doe a sua criatividade
para essa causa
que é de todos nós
Sugestões para identidade visual do movimento DF Nossa Cidade*
(*nome provisório, estará em discussão no encontro público).
Prazo: 02 de dezembro de 2011
Contato: dfnossacidade@gmail.com
O objetivo desta iniciativa é criar uma identidade visual para o movimento DF Nossa Cidade. E a gente gostaria de contar com você.
Pode repassar o convite aos seus amigos e amigas.
Se tiver alguma dúvida, é só entrar em contato com a gente: dfnossacidade@gmail.com
A sua idéia e o seu nome serão divulgados no blog do movimento, na página do Facebook e no Twitter, além da menção em todas as divulgações nacionais e internacionais sobre esta ação. A menos que você prefira colaborar anonimamente.
O que você ganha se participar?
A sua maior contrapartida é também a nossa: ajudar Brasília a se tornar mais justa e sustentável.
Ao fazer isso, estamos ajudando nossa cidade e o mundo a se tornarem lugares melhores para todos nós. Pensando bem, o nosso “cliente” será 7 bilhões de pessoas.
A gente agradece. Brasília e o planeta também.
Obrigada. E, se você topar o desafio, muita inspiração e bom trabalho!
Briefing Solidário
O mundo está cada vez mais urbano. No Brasil, a partir dos anos 50, o deslocamento do campo para a cidade se tornou mais evidente, com as pessoas buscando as oportunidades e os confortos prometidos pela era industrial.
Hoje, mais da metade da população mundial vive nas cidades. Nem sempre essa distribuição populacional é equilibrada, planejada e sinônimo de felicidade. Conseqüências emocionais, materiais, ambientais vêm demonstrando o quanto é preciso investir e cuidar da vida que acontece nas cidades. Uma das conseqüências mais graves é o isolamento. Pelas distâncias, compromissos, pressa as pessoas tendem a se distanciar uma das outras de tal forma que acabam perdendo o sentimento de pertencimento ao lugar onde vivem suas vidas: a cidade.
Assim, os problemas e as belezas da cidade surgem como se não fossem parte da nosso dia-a-dia. Isso enfraquece os vínculos com as outras pessoas, que estão além do núcleo familiar e do nosso convívio mais imediato. O que é possível fazer para (re)inventar nosso jeito de viver a cidade?
Grupos de pessoas em diversos países vêm discutindo o cotidiano urbano. Não só tendo em vista o indivíduo que quer e precisa de uma vida mais justa e sustentável, mas também pensando no bem comum e na força da coletividade como única forma de assegurar que isso aconteça.
Assim, nasceram os movimentos que se voltam para a cidade. Além de abordar questões de infra-estrutura e mobilidade urbana, esses movimentos se preocupam ainda com a discussão e a solução de problemas que impactam cada comunidade de modo diferente. São diversas nuanças, objetivos, diferentes tipos de grupos e pessoas.
O que esses movimentos têm em comum, porém, é algo muito peculiar: o olhar positivo sobre a cidade, como um espaço e uma dinâmica social que têm o potencial de mudar a sua realidade, a partir da ação em conjunto. Foi assim que nasceu o movimento DF Nossa Cidade.
O movimento DF Nossa Cidade foi inspirado por diversas experiências que acontecem pelo mundo, de Bogotá a Barcelona, passando por Nova York e São Paulo. O movimento Nossa São Paulo se tornou uma rede extremamente articulada e, a partir dessa inspiração, em quase 40 outras cidades passou a se formar movimentos locais, que hoje se articulam na Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Seu modelo impactou um grupo de pessoas em Brasília, e os inspirou a realizar o movimento na capital do país.
Aos poucos, mais gente foi chegando. Ao longo de 2011, foram realizados encontros abertos e a participação expressiva dos moradores animou ainda mais a mobilização. O que une quem faz parte do movimento DF Nossa Cidade é o objetivo de tornar Brasília uma cidade mais justa e sustentável.
Como você pode participar
O movimento DF Nossa Cidade (nome provisório) já reuniu muita gente até agora, mas está apenas começando. Um dos seus primeiros desafios de comunicação é a definição do seu nome e da sua identidade visual.
Por isso surgiu a idéia de realizar este processo de ‘briefing solidário’. Agências de publicidade, estúdios de design, indivíduos que atuam na área, voluntários do movimento, todo mundo que tiver ideias está convidado a doar sua criatividade.
O objetivo é criar uma identidade visual para o movimento, a partir dos nomes que já estão em debate no grupo. Se alguma outra proposta de nome surgir, faça a sua sugestão. A sua participação, lendo o brief, fazendo a sua proposta criativa, já será uma forma de engajamento nessa causa, que é de todos nós que moramos no DF.
O que você precisa fazer
Você deve escolher um ou mais nomes, que estão sendo avaliados pelo grupo, para fazer a sua proposta de identidade visual. Se você tiver alguma sugestão de nome, também pode apresentar.
Explicando melhor:
O nome ‘DF Nossa Cidade’ é provisório e todos que vêm participando dos encontros mensais sabem disso; e concordam que é preciso ‘batizar’ de modo definitivo esse esforço coletivo. Um nome unifica, dá identidade e força. Sem um nome e uma identidade visual, fica mais difícil mobilizar mais cidadãos e cidadãs no DF.
Alguns debates no grupo sobre a questão do nome levaram à realização de uma enquete no blog do movimento, criado recentemente. Abaixo, o resultado da enquete que, embora não seja estatisticamente representativo, dá alguns insights. Esse resultado ajudou o grupo a refletir sobre o que estava em jogo na definição desse nome.
Na realização do 3o Encontro do movimento, que sempre é aberto à comunidade, um grupo de trabalho discutiu propostas de nome. A partir daí, três nomes foram definidos como prioritários para pensar a identidade visual. Também fazem parte da lista mais dois nomes, que também já faziam parte das discussões. Cada um deles aponta para um conceito diferente de comunicação. Os nomes estão listados a seguir.
RESULTADO DA ENQUETE NO BLOG
– NOSSA BRASÍLIA 58,33% (7 votos)
– NOSSO DF 16,67% (2 votos)
– VERDE CAPITAL 16, 67% (2 votos)
– BRASÍLIA NOSSA CIDADE 8,33% (1 voto)
OBSERVAÇÕES
– Toda cidade é plural, mas Brasília deixa essa pluralidade ainda mais evidente, por causa do seu desenho, que prevê vários núcleos urbanos, as regiões administrativas. Brasília não se reduz ao Plano Piloto. O movimento se comunica com todos os cidadãos e cidadãs.
– Além disso, quando um morador está fora cidade, tende a se apresentar como ‘sou de Brasília’, mesmo quando não reside no Plano Piloto.
– Outra característica do movimento, diferente do que acontece em São Paulo, é que Brasília é, ao mesmo tempo, dos brasilienses e dos brasileiros, com o ônus e o bônus disso, pois se trata da capital do Brasil.
– Se por um lado crises políticas nacionais afetam negativamente a imagem da cidade e a auto-estima dos moradores, de outro lado ‘dá orgulho’ morar na capital do Brasil, cujas belezas naturais e o título de patrimônio da humanidade (hoje ameaçado pelo crescimento desordenado) a tornam famosa.
– As palavras ‘Brasília’, ‘Capital’, ‘Nossa’ e ‘Sustentável’ foram destacadas.
LISTA DE NOMES PARA
PROPOSTA DA IDENTIDADE VISUAL
NOSSA BRASÍLIA
– Segue a linha de nome de outros movimentos, como o Nossa São Paulo, enfatizando o pertencimento.
NOSSA BRASÍLIA SUSTENTÁVEL
– Além do pertencimento, sugere que o objetivo da mobilização é tornar a cidade ‘sustentável’, destacando o tom ambiental da mensagem.
BRASÍLIA NOSSA CAPITAL
– Prioriza o aspecto singular de Brasília, como uma cidade que é dos brasilienses (‘nossa’) e dos brasileiros (‘capital’), ao mesmo tempo.
DF NOSSA CIDADE
– Tenta representar e afirmar que o DF é uma cidade, com a vida e os desafios que toda cidade tem, que envolve o Plano Piloto e as regiões administrativas, apesar do ‘peso’ institucional que ser o DF envolve.
NOSSO DF
– Valoriza a condição de DF como espaço de reconhecimento dos moradores: embora seja ‘federal’ também é ‘nosso’.
LEMBRE-SE:
– O que você precisa fazer é escolher um dos nomes acima, ao menos, e apresentar uma proposta de identidade visual. Ou, se tiver mais alguma idéia de nome, fazer a sua sugestão.
– Podem ser apresentadas quantas identidades visuais/nomes você quiser.
– Pode ainda apresentar uma identidade visual para cada um dos nomes acima.
– Esse processo de trabalho é aberto e participativo, por isso é mais flexível, mas há um prazo para a tomada de decisão: as propostas devem ser apresentadas até o dia 5/12/2011, por meio do contato dfnossacidade@gmail.com / http://nossabrasilia.wordpress.com
Quem pode participar
– Agências de publicidade, estúdios de design, profissionais voluntários, associações, indivíduos, que fazem ou não fazem parte do movimento, podem doar a sua criatividade para a causa, propondo identidades visuais.
– O desafio é realizar sugestões de identidade visual para ao menos um dos nomes listados acima. Cada voluntário/a deve escolher um desses cinco nomes (aquele que mais goste) para apresentar a sua idéia. Ou, se preferir, pode realizar propostas para mais de um nome.
– As propostas devem ser encaminhadas para o DF Nossa Cidade, através do email e/ou pessoalmente, a partir de um contato para combinar. Será possível buscar os leiautes, se você preferir.
– Se durante a realização da proposta de identidade visual surgir alguma idéia para outro nome, será bem vinda, mas deverá ser apresentada ao movimento antes que seja criada alguma identidade visual.
– Não haverá nenhum tipo de ônus para o movimento. A participação nesse briefing é voluntária.
– Como contrapartida, as propostas de identidade visual doadas ao movimento serão publicadas no blog, com a identificação dos/as voluntários/as criativos/as, links e contatos comerciais. A partir disso, haverá uma escolha por todas as pessoas que fazem parte do movimento.
– Para apresentar a identidade visual, podem ser propostas peças, o que permitiria uma avaliação mais objetiva de como as identidades visuais ‘funcionariam’ na prática.
Observações (Policy)
– Como o movimento tem Brasília/ DF como tema, há sempre o risco da sua identidade visual resultar em uma estética ‘chapa branca’.
– Ao mesmo tempo, diversos clichês de identidades visuais típicas de campanha eleitoral e governos podem funcionar para comunicar a idéia de coletividade em ação, cidade, sustentabilidade etc… que ajudam a comunicar o movimento.
– Então, embora não haja um policy, uma proibição ou orientação específica sobre o que ou como a logomarca deve ser – sobretudo porque a proposta é plenamente aberta e livre, é importante observar que o movimento é politico, por ser protagonizado pela sociedade civil, no entanto, é apartidário, como um dos seus valores mais fundamentais. Isso deve se refletir no cuidado, por exemplo, das cores e dos símbolos destacados na identidade visual.
– Como os nomes propostos estão em dois tempos (nome e frase/slogan), a identidade visual pode destacar um elemento e fazer com que o outro esteja em segundo plano.
Para saber mais
Prazo para envio das propostas: 2 de dezembro de 2011.
Movimento DF Nossa Cidade:
http://nossabrasilia.wordpress.com
Movimento Nossa São Paulo:
http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/
Contato: dfnossacidade@gmail.com