O Projeto OCA está em uma matéria do Instituto C&A, nosso apoiador! 😉

Segue a matéria:

Projeto OCA realiza expedições no Distrito Federal

23/06/2014
                                                                           
Brasília (DF) – Entre 28 de abril e 30 de junho, o projeto Observatório da Criança e do Adolescente (OCA), do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), realiza um ciclo de excursões exploratórias com 40 adolescentes moradores da Cidade Estrutural (DF) pelas regiões administrativas do Distrito Federal.
 
A iniciativa tem como objetivo conscientizar os participantes em relação aos temas cidade e direito à cidade. “A ideia das visitas guiadas é apresentar diferentes contextos aos adolescentes para que eles consigam ler melhor sua realidade”, explica Cleomar Manhas, assessora política do Inesc. “Brasília é o único município que possui diversas cidades, as cidades-satélite, e cada uma delas tem sua história de conquista ou de luta pela ocupação”, aponta a assessora. Entre os locais visitados pelo projeto estão Vila Planalto, Ceilândia, Parque Nacional de Brasília, Brasília e a própria Cidade Estrutural.
 
As excursões estão sendo conduzidas pela equipe técnica do Inesc. Em cada local, o grupo realiza discussões sobre a história da construção da cidade, verifica se o Estado está ou não presente no local e conversa com moradores da região. “Em Brasília, por exemplo, tratamos da construção da cidade no fim da década de 1950 e das quadras planejadas com escolas e jardins, o que reforça a presença do Estado”, relata Cleomar.
 
As visitas integram uma proposta de trabalho iniciada em março de 2014, que inclui uma apresentação sobre diferentes cidades do Brasil e do mundo e a produção de um jogo sobre o direito à cidade. O jogo está sendo elaborado de forma participativa com os adolescentes durante as expedições e seu lançamento está previsto para agosto. O material do jogo associará políticas públicas a orçamento e direito dos cidadãos aos espaços públicos.
 
A proposta é que o jogo seja utilizado e testado no âmbito do projeto OCA para depois ser disseminado pelo país. “A brincadeira tem o objetivo de facilitar a formação e o entendimento do que são os direitos, como podemos participar mais ativamente da vida de nossa cidade e como nos empoderarmos para transformar o nosso espaço, entendendo o que acontece ao nosso redor em termos de políticas e priorizações orçamentárias”, explica Cleomar.
 
O Projeto OCA foi criado em abril de 2013, com o objetivo de formar jovens moradores da Cidade Estrutural para que conheçam seus direitos como cidadãos e possam entender como funcionam as decisões políticas que influenciam nos investimentos em educação, saúde, infraestrutura, meio ambiente, mobilidade urbana, cultura, lazer, entre outros.
 
A proposta da ação é constituir, em processo contínuo, um Observatório da Criança e do Adolescente que funcione como instrumento de mobilização da comunidade e de incidência em políticas públicas e em orçamento do Distrito Federal. O projeto OCA é desenvolvido com o apoio do Instituto C&A, por meio do programa Redes e Alianças.
 
O Inesc é uma organização social criada em 1979, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da democracia representativa e participativa, visando à garantia dos direitos humanos, mediante a articulação e o fortalecimento da sociedade civil para influenciar os espaços de governança nacional e internacional.
 
O programa Redes e Alianças do Instituto C&A promove a cooperação, a convergência e a multiplicação de esforços entre organizações e pessoas, de modo a contribuir para a garantia do direito à educação das crianças e dos adolescentes no Brasil.

Image

Você pode acessá-la também através deste link: http://www.institutocea.org.br/noticias/Detalhe-noticia.aspx?id=2559 

Share This