Começou o INSPIRA BRASÍLIA na Faculdade e Teatro Dulcina, no Setor de Diversões Sul (CONIC). Hoje, 13/04, salas, teatros e galerias foram ocupados com atividades diversas relacionadas ao Direito à Cidade, como a oficina de hortas urbanas, intervenção com mobiliário repaginado, exposição fotográfica, lançamentos e shows. A programação segue até o dia 16/04, quando acontecem os Diálogos Inspiradores e o Sarau Grito das Periferias. A semana de atividades é organizada pelo Movimento Nossa Brasília, Movimento Dulcina Vive, Inesc e Grito das Periferias, envolvendo oficineiros, coletivos e pessoas de 13 cidades do DF.
O Dulcina vive e quer plantar. A oficina para pensar a primeira horta urbana do CONIC, nas varandas da Faculdade Dulcina, aconteceu entre 10 e 12h e contou com 30 entusiastas, dentre funcionários, estudantes, ativistas e cidadãos. A condução foi de Dalembert Jaccou, com apoio de outros ativistas do Grupo de Trabalho Agricultura Urbana. “O grupo inicial de promotores da horta se organizará em várias frentes de ação em torno do projeto comunitário e educativo”, vislumbra Dalembert. Se quarta-feira foi o momento de planejar, sábado será o dia de por a mão na massa, a partir das 10h.
À tarde, às 14h, começou a Oficina de Mobiliário Urbano com o MOB (Movimente e Ocupe seu Bairro) na varanda da Faculdade Dulcina. A revitalização do espaço foi até à noite. Eduarda Aun, ativista do MOB contou que o objetivo da oficina era criar uma área de agregação de pessoas no CONIC e mostrar que é possível transformar o espaço urbano de forma simples e rápida. “Foi uma tarde e já conseguirmos mudar a cara do lugar. E as pessoas que vieram agora se sentem parte daqui. Não foi só a gente do MOB que fez, foi o esforço de toda a coletividade”, afirmou a arquiteta. Manuella Carvalho, do MOB, concorda que a participação da comunidade do Dulcina Vive é fundamental. “O usuário tem que participar ativamente, se sentir dono e depois manter. Se é uma transformação que eles também criaram, vão cuidar”.
Na sequência aconteceu a abertura oficial do Inspira Brasília, com exposição “Diversa Brasília, Transgressivo DF: Um passeio pela energia que pulsa na cidade”, na Galeria Dulcina. As fotografias dão luz a projetos e articulações sociais têm em comum o desejo por uma cidade mais justa. Seja Brasília ou o Distrito Federal, nos territórios da Capital Federal, as identidades e os universos são múltiplos”, dizia o texto da curadoria. As imagens do Projeto OCA (Estrutural), Projeto Onda (Paranoá), Pro Catador e do Grito das Periferias (diversas R.A.s do DF) podem ser vistas até sábado, 16/04.
Durante a abertura também aconteceu o lançamento da sexta edição da Revista Traços e depois shows Quarta Dimensão com Batidão Sonoro e Quadrilha intelectual (DF). “O show de abertura foi importante para dar espaços para as bandas do DF”, afirmou Chikin Pessanha, do Batidão Sonoro. “A abertura do Inspira Brasília foi um momento que trouxe representatividade para os coletivos envolvidos no evento e foi uma oportunidade para mais pessoas conhecerem a arte de fora do Plano Piloto”, afirmou Renato Zerbinato, do Grupo de Trabalho pela Mobilidade Urbana do Movimento Nossa Brasília. A semana está só començando, confira a programação completa e participe: http://bit.ly/1RShtpQ