No dia 12/01, o governador do GDF, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou publicamente em evento no Lago Sul que pretendia rever o projeto da gestão anterior conhecido como “Orla Livre”. Segundo o governador, o livre acesso da população do DF à orla traria “sujeira” para a região, impedindo a preservação ambiental. Ainda no mesmo evento, o governador arrematou: “O Lago Sul é um bairro muito bonito, mas que ficou abandonado um tempo”. Hoje Ibaneis volta atrás na sua própria declaração, dizendo que houve falha de comunicação, que não tratou de restrição em lugar nenhum e ainda que “a gente tem que pensar muito mais no meio ambiente, até mais que as pessoas”.
A declaração inicial de Ibaneis baseia-se em concepções retrógradas de espaço urbano, contrárias ao direito à cidade. Por um lado, aposta numa cidade restrita a poucos, aos mesmos que, desde a fundação de Brasília, desfrutam de seus equipamentos públicos e áreas de lazer e que, antes da orla, privatizavam um espaço que deveria ser público. Por outro, faz um uso perverso do discurso ambiental para justificar e manter a segregação espacial do DF, como se convivência humana e conservação não pudessem caminhar juntas, desresponsabilizando, por fim, o governo da promoção de educação ambiental e políticas públicas adequadas para que isso aconteça.
Assim, já nos seus primeiros dias de governo, Ibaneis deixa explícito seu compromisso com os setores mais ricos do DF, ainda mais evidente em sua frase sobre o “abandono do Lago Sul”. Se o Distrito Federal é o território mais desigual do Brasil de acordo com o coeficiente Gini, isso se dá também pelo abismo existente entre a qualidade de vida do Lago Sul – comparável à da Suíça – e a encontrada em suas outras Regiões Administrativas. Falar em abandono do Lago Sul é tripudiar das desigualdades vivenciadas em nosso território e da luta e resistência cotidiana de quem vive na Estrutural, no Sol Nascente, em Samambaia.

Seguimos acompanhando os discursos, propostas e implementações do novo GDF. Nossa Brasília é bem além do centro.

Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press

Share This