Na próxima segunda-feira, dia 18 de março, será iniciada a inversão das faixas de ônibus da EPTG. O GDF adota uma medida emergencial para um problema que se estende desde a reforma de ampliação da EPTG e que poderia ter sido resolvido definitivamente de diversas maneiras: na licitação do Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC) em 2011; no cumprimento dos contratos pelas empresas que operam as linhas da região; e na implantação do sistema de BRT (previsto no Plano Diretor de Transporte Urbano – PDTU, de 2011), para citar alguns. Esta medida pode sim melhorar o transporte público, que vai se beneficiar do corredor de ônibus, porém ela também trás graves riscos, pois automóveis e ônibus irão trafegar em sentido contrário em uma via de 80 km/h, tornando uma colisão frontal fatal. O descaso com o Transporte Público do DF é presente em todas as gestões que assumiram o comando do DF, assim como o atual governador. Afinal, nada ainda foi feito para cumprir a determinação do Tribunal de Justiça para realização de uma nova licitação do STPC, e o que dizem nos bastidores é que ela não vai acontecer.

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