Coordenadora do GT sobre Mobilidade Urbana do Nossa Brasília fala no TEDx* UnB e propõe subverter a lógica da supremacia dos carros e focar nas pessoas

Dez minutos: eis o tempo justo para a ativista Renata Florentino dialogar com uma centena de pessoas e difundir ideias que importam sobre mobilidade sustentável, desafiando o paradigma vigente na Capital do país. Parece pouco, bem como, segundo Florentino, parecem poucos os lugares para se estacionar na região que concentra quase 48% dos empregos do DF**: o Plano Piloto. Neste sábado, 21 de março, no Memorial Darcy Ribeiro, fomos desafiados a olhar com estranhamento o padrão de ocupação do espaço urbano  e também a refletir  sobre os rumos da cidade. Atentos por apenas um sexto de hora, os ouvidos não perderam o recado: “Sobram vagas. Falta é vida nos estacionamentos (…) No espaço de uma vaga para carros cabem dez bicicletas, uma lanchonete, uma banca de jornal…”.

renata tedx

Outros dois mitos foram desvelados: tombamento de Brasília como barreira à  modernização da cidade; e a ampliação das vias como solução para o trânsito. Sobre o primeiro, a palestrante lembrou-nos que basta olhar para muitas cidades referência em transporte coletivo ao redor mundo, várias muito mais antigas e preservadas que a Capital Federal, e que acharam soluções atuais, eficientes e inteligentes para o deslocamento urbano.

Quanto à ampliação das vias, lembrou: “… a pavimentação feita com as melhores intenções que gera as piores consequências. O efeito efêmero da fluidez logo se perde com a demanda infinita por espaço que o carro tem”. Resultado da ampliação das vias asfaltadas para carros: trânsito, estresse e tempo perdido. A especialista mostrou dados que afirmam que, atualmente, perde-se 13 dias por ano no trânsito no DF e um mês ou mais em cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro. Além disso, o governo e população juntos gastam 16 vezes mais com o transporte individual que com o coletivo. Em contraponto ao dado, a ativista afirma:  “O futuro das cidades é servir para as pessoas, e não como áreas mortas para carros estacionados. (…) Brasília foi feita para os carros… Mas não precisa mais”. E nós ficamos com a pergunta: diante de todas as possibilidades, estamos investindo no futuro que queremos para Brasília?

Convite a participar!
O tema da mobilidade urbana e do paradigma do transporte no DF e no Brasil têm espaço cativo de diálogo no GT Mobilidade Urbana. Fiquem atentos aos convites para os encontros públicos na Página do Movimento Nossa Brasília.

*TEDx UnB: possibilidades
O TED é uma fundação estadunidense sem fins lucrativos dedicada ao lema “ideias que merecem ser compartilhadas”. Promove conferências ao vivo em diversos lugares do mundo e, em 2009, criou o TEDx, um programa de eventos locais, organizados de forma independente, que reúne pessoas para dividir uma experiência ao estilo TED.  A versão candanga, realizada em março de 2015, foi a primeira encabeçada por estudantes da Universidade de Brasília (UnB) e teve como mote “Brasília: um lugar de possibilidades”. Outras virão, pois já na estreia o evento ganhou formato de Atividade de Extensão e apoio formal da Direção Universitária.

**O Plano Piloto concentra 47,7% dos empregos e apenas 8% dos moradores do DF. Fonte: CODEPLAN

Share This