Terminada a Rio+20, os integrantes do Movimento Nossa Brasília voltam com um novo vigor para reativar a rede de interessados em transformar as cidades do DF em lugares cada vez melhores para se viver. A cada dia, a cada conversa, a missão do movimento e seu importante legado para o DF ficam mais claros. E, se você já participou de algum encontro do movimento, você faz parte da construção desse sonho.
É importante, agora, retomar nosso contato, para que sigamos alinhados em princípios e propósitos, expandindo as conexões, somando forças, agregando parceiros e servindo de elo aos movimentos e causas que convergem no trabalho por uma cidade mais verde, mais justa e mais sustentável para todos nós!
Sobrevoo
Vamos a uma visão geral, um sobrevoo sobre o Nossa Brasília. Atualmente, o movimento é composto por três grupos de trabalho (GTs): GT Educação Cidadã, GT Indicadores e Acompanhamento Cidadão & GT Mobilização. Duas questões prioritárias emergiram como eixos comuns para a ação dos grupos: a segurança alimentar e a mobilidade urbana sustentável.
Os grupos se reúnem e se coordenam, de forma autogestionada. Há ainda um colegiado que se responsabiliza pela reflexão sobre o processo global e pela sincronização das ações, apoiado por uma Secretaria Executiva, mantida com recursos da Fundação Avina, e gerida pelo INESC. Apoiam, direta ou indiretamente, pontualmente ou continuamente, o movimento empresas e organizações, como o Vitae Civilis, o ISA, o IPOEMA, o Instituto Sabin, a UNIPAZ, o CET/UnB e o CDS/UnB e diversas pessoas físicas.
Em todas essas instâncias e articulações, mantêm-se, contudo, o alinhamento com a missão do Nossa Brasília, que é promover a participação cidadão na construção de uma cultura de sustentabilidade, a ser expressa no dia-a-dia, no cotidiano da cidade. O movimento tem como objetivos o serviço, alinhado à causa, e quer se destacar como um espaço de confluência, convergência e conexão entre parceiros e interessados. Configura-se como solo fértil para o nascimento de uma nova experiência de vida em comunidade, para uma nova forma de se fazer política, para além dos partidos. Trata-se da política do fazer juntos, do dialogar, da transformação daquilo que nos compete para a construção da vida que queremos experimentar! Hoje um sonho, amanhã, Nossa Brasília!
Os temas e os Grupos de trabalho que já estão em movimento:
Transparência: indicadores, acompanhamento cidadão
Para sonhar com os pés no chão precisaremos de bases para mensurar quão sustentável, ou não, é a cidade. Precisaremos conhecer e acompanhar as políticas públicas voltadas à governança e aos temas chaves para a qualidade de vida na cidade. Há um GT exclusivamente voltado a esse objetivo: promover transparência e envolvimento dos cidadãos com políticas de interesse coletivo. Esse acompanhamento será feito de forma transversal, incorporando todos os temas sobre os quais o Nossa Brasília trabalhará em seu escopo de atividades.
Alimentação, plantio e ecologia
O foco em agroecologia insere-se no eixo maior da segurança alimentar e surgiu no GT de Educação Cidadã. O grupo definiu este como o primeiro tema que guiará suas ações e propostas educativas para o desenvolvimento de cidadania e promoção da sustentabilidade local. Agora o grupo discute como desenvolver ações transformadoras, seja no âmbito cultural, seja nos contextos cotidianos, impactando a vida das cidades e dos moradores do DF. Quer-se intervir a partir de uma visão do todo, dos ciclos naturais e alimentares, desde o plantio até a compostagem do lixo gerado, mobilizando e construindo novas realidades e atitudes. Isso poderá ser feito pela promoção de parcerias com escolas ou pela criação de hortas e plantios agroecológicos nas entrequadras, nos bairros ou em parques públicos.
Mobilidade Urbana
Uma das questões mais críticas no DF é a mobilidade, tanto no Plano Piloto, quanto nas demais regiões administrativas. Como promover fluidez, sustentabilidade, eficiência energética e qualidade de vida, a partir de um modelo que valorize não apenas o carro, mas também a carona solidária e a bicicleta como meios de transporte? Como trabalhar pelo o fortalecimento da rede pública, com a integração entre os diversos tipos de locomoção coletiva? O tema da mobilidade já foi destaque em vários dos encontros públicos do Nossa Brasília e será abordado transversalmente por seus diversos GTs. Ações educativas, de mobilização e também a criação de um indicador que ajude a mensurar a qualidade e a sustentabilidade do transporte local estão previstos. Isso será feito a partir do levantamento das demandas existentes, do acompanhamento das políticas públicas em curso e da conexão entre diversas redes e grupos que militam por esta questão.
Como manter-se envolvido: o site reativado e aproximação com os grupos.
Após um período de dificuldades técnicas, o site/rede social do Nossa Brasília foi reativado, e está pronto para ser utilizado pelos grupos e pessoas já envolvidos com o processo. Ali estarão anunciadas todas as atividades virtuais e presenciais para quem desejar se envolver com o processo. Esperamos que dentro de alguns meses já tenhamos nos apropriado e adaptado a ferramenta, para que possa ser utilizada para potencializar um envolvimento cada vez mais amplo e efetivo dos cidadãos com a Nossa Brasília.