Atualmente no Projeto OCA – Observatório da Criança e do Adolescente, estamos no processo de elaboração de um jogo no Coletivo da Cidade para as crianças e adolescentes que integre os temas “direito à cidade” e “orçamento público” a uma forma lúdica de se aprender e desenvolver a consciência cidadã, tornando esses temas mais leves e assimiláveis. Para introduzi-los a essas questões, será realizada uma sequência de encontros que visa abordar o tema cidade, sempre o relacionando com o local de moradia das crianças e adolescentes, a Cidade Estrutural, e assim, trabalhando em cima da realidade vivida por eles.

Primeiramente construiremos juntos o conceito de cidade/lugar/espaço, para que os participantes se apropriem do tema. Isso será feito a partir de exposições sobre cidades do Brasil e mundo, vivências para compreender o processo de construção de Brasília com visitas guiadas pela cidade, exibição de filmes de Brasília com a presença e debate dos diretores desses filmes e pela conexão com a Cidade Estrutural e outras cidades do entorno, com rodas de conversa com atores dessas cidades, trazendo à tona as semelhanças com a Estrutural e os aprendizados que podemos ter a partir de experiências mais antigas. Essa fase de preparo para o tema “cidade” terá duração de dois meses. Após essa fase, as crianças e os adolescentes terão contato com outros jogos já existentes para então serem apresentados ao jogo do Projeto OCA.

jogos oca

Paralelamente a isso, na escola do Guará C.E.D. 04, foram desenvolvidas oficinas com o tema “Educação de Qualidade”, despertando nos adolescentes a consciência de seus direitos por uma educação que seja de fato emancipatória e atenda as demandas e necessidades de cada um. Através da arte educação foram desenvolvidos materiais sobre o tema e ao final das oficinas foram desenvolvidas duas pesquisas: uma em documentos oficiais, associando a qualidade e quantidade de escolas com a classe social e raça no Distrito Federal e outra na escola com os alunos, professores e funcionários para avaliar a qualidade da escola desses adolescentes. Houve muito envolvimento e engajamento dos participantes e muitos continuarão no processo da observação de seus direitos dentro do Projeto OCA.

guara 1  guara 3 guara 2guara 4 guara 8 guara 6 guara 9guara 5guara 7

Share This