Aconteceu nesta terça (14) mais um encontro do Fórum Lixo e Cidadania, um dos grupos de trabalho vinculados ao Movimento Nossa Brasília. A reunião ocorreu no auditório do Inesc e contou com a presença de catadores de materiais recicláveis da Estrutural, pesquisadores e representantes da Sociedade Civil e Governo do Distrito Federal.
Na atividade, a coordenadora da meta de capacitação do projeto Pró-Catador no DF (meta 02), Janaína Santos, apresentou um balanço das atividades desenvolvidas pelo programa e ressaltou que o Distrito Federal tem cumprindo a meta de formação, que representa a capacitação de 1000 catadores, formação junto às diretorias das cooperativas e atividades com crianças. Janaína reafirmou que o projeto desenvolverá também as atividades planejadas em outras regiões administrativas do DF, como o Gama, Ceilândia, Riacho Fundo e Sobradinho.
Representantes dos catadores da Estrutural problematizaram a insuficiência de informações mais precisas sobre sua situação e a transferência do aterro da cidade. Aproveitando a presença da presidenta do Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU), Heliana Kátia, e outras representantes de secretarias como a Sedestmidh, os catadores esclareceram a precariedade da comunicação do processo, da insegurança de sua situação e no diálogo encaminharam encontros com o governo, tendo assegurado a participação de parceiros como o Inesc e o Nossa Brasília nas atividades.
Como encaminhamento, ficou marcada uma reunião entre os catadores, Governo do Distrito Federal e organizações participantes do Fórum Lixo e Cidadania para o dia 1o de julho na SLU da Cidade Estrutural. O grupo apontou a necessidade de um processo preparatório prévio para o sucesso deste encontro agendado. Assim, ficou acertado a realização de encontros com diferentes grupos de catadores com o objetivo de levantar e sistematizar as demandas para o diálogo com o governo. A equipe do Inesc que atua no Fórum ficou responsável em colaborar na organização deste processo.
Outro encaminhamento dado na reunião foi o estabelecimento de um Fórum Lixo e Cidadania na estrutural, com encontros semanais ou quinzenais com o público de trabalhadores da reciclagem que já participa da formação no âmbito do projeto Pró-Catadores do Distrito Federal.