Atividades 2015 começam e a ampliação do debate é um desafio em questão

No dia 04/03, das 19:30 às 21:00, aconteceu no INESC a primeira reunião do ano do Grupo de Trabalho sobre Mobilidade Urbana (GT MU) do Movimento Nossa Brasília. Estiveram presentes ativistas da área, como integrantes do Bike Anjo e do Rodas da Paz, e também novos interessados em compreender e se envolver com a mobilidade no DF. A pauta foi o Planejamento para 2015.

Renata Florentino, mobilizadora do GT MU,  apontou alguns temas relevantes e atuais para o debate e inserção, como a Política Nacional de Mobilidade, e a premente revisão do Plano Diretor de Transporte Urbano. Reforçou também a necessidade de ampliar o diálogo sobre mobilidade urbana com a realização de rodas de conversa, oficinas e apoio dos demais coletivos às ações em curso, como a implantação do sistema de bicicletas comunitárias na Estrutural, protagonizada pelo Coletivo da Cidade.

gt mu 04 mar 2015

Outras ideias para tornar o tema da mobilidade mais palatável e amplamente discutido foram a tradução de  diagnósticos e dados na forma de infográficos, mais didáticos e atrativos; a criação de “kits para ação” – com material audiovisual, infográficos, manuais para replicação de metodologias,  e/ou até mesmo o lançamento de um aplicativo para celular sobre a mobilidade sustentável no DF. As oficinas foram citadas como uma estratégia importante e, por hora, já está em construção a ‘Oficina das Cidades’, atividade vivencial a ser realizada em algumas Regiões Administrativas com foco na relação ‘pessoas-cidades’, sobretudo em seus trajetos cotidianos: da casa para o trabalho, para a escola, a universidade etc.

O tema Tarifa Zero também merecerá destaque em 2015. A discussão do texto do Movimento Passe Livre, uma atividades com o mesmo tema na Estrutural e uma reunião INESC na segunda, 16/03 já estão no plano de ações.

Acessem as fotos no Facebook

Share This