Qual a relação entre orçamento e mobilidade e como esta impacta nosso dia-a-dia? 30 pessoas estiveram nesta segunda-feira, 17, no Sebinho Café, Brasília, instigadas pela pergunta e interessadas em dialogar sobre os dados provenientes do projeto internacional que aborda a relação entre mobilidade e orçamento. O projeto é financiado pela Oxfam Novib (Holanda) e envolve também a Movizie, da Holanda, Cew-it, de Uganda e o Inesc, do Brasil, que tem papel de destaque como idealizadora e multiplicadora da metodologia em uso. Dentre as atividades previstas, todas as instituições irão desenvolver orçamentos temáticos sobre mobilidade em seus respectivos países, abrindo campo para discutir também a democracia profunda e radicalização da democracia. Isto porque, nesse debate, a transparência orçamentaria é componente estratégica.
No encontro desta segunda-feira Carmela Zigoni e Grazielle David apresentaram os dados preliminares da pesquisa para a discussão com os movimentos sociais, a fim de ampliar o debate e envolver a sociedade civil. Outra finalidade do encontro foi expor as prioridades do governo no que tange à mobilidade em 2012 e 2015.
Na semana do Dia Mundial Sem Carros, em setembro, haverá o lançamento oficias dos primeiros resultados, que buscam ser base para o diálogo com os governos sobre como aperfeiçoar os orçamentos temáticos da mobilidade.