“Tenha fé, porque até no lixão nasce flor”

(“Vida Loka Parte I” – Racionais MCs)

Leia mais

Às voltas do finado lixão

O fechamento do lixão da Estrutural, até há pouco o maior da América Latina, é um processo cheio de meandros, sobre os quais não discorreremos aqui. Foi já depois deste evento que caminhamos, três moradores/as da cidade Estrutural e uma de fora, pelos arredores do lixão. Nossa ideia era principalmente recuperar algumas histórias e percepções daquele lugar fundante da Estrutural, já que foi a partir dele que a cidade nasceu.

“Tire as construções da minha praia, não consigo respirar”
(“Descomprimindo” – Baiana System)

Leia mais

Nas bordas da cidade Estrutural

Naquele dia de caminhada pela Estrutural, resolvemos contornar a cidade, passando pela rua paralela à Via Estrutural, uma autoestrada que conecta o centro do Plano Piloto às Regiões Administrativas do Sul do DF. A cidade é nomeada de Estrutural justamente por sua proximidade com essa via.

“Pobre gosta é de luxo,

Quem gosta de miséria é intelectual” (Joãozinho 30) 

Leia mais

Uma volta nos Bazares

Está no ar a primeira crônica, de quatro que publicaremos ainda, sobre a cidade Estrutural. As histórias são resultados de uma pesquisa que durou 4 meses, feita de forma coletiva com os moradores da cidade.

Hortas Comunitárias: Abordagem Educativa na Agricultura Urbana

A 1ª edição desta cartilha, publicada em 1994 pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos – Inesc, refletia a movimentação da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e Pela Vida para ajudar os 32 milhões de brasileiros que estavam abaixo da linha da...

Orçamento Temático da Mobilidade

Conheça a publicação do Orçamento Temático da Mobilidade no DF. O Orçamento Temático da Mobilidade Urbana é uma iniciativa do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) em parceria com o Movimento Nossa Brasília 1, e seu objetivo é monitorar o orçamento...