Com muitas mãos e vontade, pode-se “virar” o status da sustentabilidade socioambiental em Brasília. Isso é o que acreditam as 7 instituições se se uniram ao Movimento Nossa Brasília para realizar oficinas, mutirões, intervenções urbanas e caminhadas de 11 a 13/09, quando a cidade vivencia a sua primeira Virada do Cerrado. As atividades do Nossa Brasília acontecem em parceria com o Inesc, o Coletivo da Cidade, Projeto OCA, a ONG Rodas da Paz, a Hortinutri, o Espaço Israel Pinheiro, o Espaço Ô de Casa e o SLU. As fontes financiadoras são o Instituto C&A, a Fundação Avina e a União Européia.

A programação começa na sexta, 11/09, às 09h30, quando acontece no Coletivo da  Cidade a Oficina de Ressignificação de Objetos com a equipe do Espaço ÔdeCasa e do Projeto OCA. A ideia é envolver a comunidade para criar vasos para plantas, usando latas e outros recipientes reutilizados. No dia 13/09, às 09h30, na Oficina de Hortas Verticais realizada pela HortiNutri e pelo Grupo de Trabalho sobre Agricultura Urbana,  os vasinhos receberão as mudas e uma nova serventia:  revitalizar as paredes do Beco da Esperança, passagem de pedestres que dá acesso ao Coletivo da Cidade.

No dia 11/09, ainda pela manhã, estudantes da rede pública participarão da Oficina de Educação Ambiental do Espaço Israel Pinheiro, na Esplanada dos Ministérios. E no dia 12/09,  16h, começa o Vôo Coletivo, que vai até domingo, 13/09, 12h. A edição do evento anual, realizado pelo Coletivo da Cidade, visa levar arte, cultura e sustentabilidade para a Estrutural. Além das oficinas já citadas, que fazem parte da Revitalização do Beco da Esperança, haverá oficinas de grafite no sábado a partir das 16h e no domingo às 10h. Pais, mães, crianças e adolescentes têm muito para aproveitar por lá!

Para a participação do Nossa Brasíla na Virada do Cerrado ser completa, não poderiam faltar atividades relacionadas à mobilidade urbana, protagonizadas pelo Grupo de Trabalho temático em parceria com a Ong. Rodas da Paz. A primeira atividade acontece no dia 11/09 às 19h. É a Caminhada Noturna Oficina da Cidade, que sai do quiosque do Boticário, no Conjunto Nacional e faz um percurso de 3,5 km até a rodoviária, passando pelo Teatro Nacional e Setor Bancário Norte. No domingo, 13/09, às 9h acontece a segunda ação: a Vaga Viva do Beco da Esperança, nas proximidades do Coletivo da Cidade. Quem quiser descobrir uma nova forma de ocupar a cidade e, de quebra, consertar a bike, é só chegar lá!

 

 

Flyer de divulgação

Flyer de divulgação Nossa Brasília na Virada

Endereços:
Coletivo da Cidade: Cidade Estrutural, quadra 03, conjunto 11, Área Especial 02, Setor Norte

no mapa: http://bit.ly/1UBTNce

 

Espaço Israel Pinheiro: Praça dos Três Poderes, s/n – lote M (200 metros do Mastro da Bandeira, ao lado do Espaço Oscar Niemeyer)

 

Inesc (Secretaria Executiva do Movimento Nossa Brasília) –  SCS, QD 01, Bloco L, Nº 17, cobertura – Ed Marcia, Brasília/DF – CEP 70.307-900/ E-mail: [email protected] – Fone +55 (61) 3212-0200 – Fax: +55 (61) 3212-0216

 

 

Share This